sábado, 1 de fevereiro de 2014

Colágeno e Tônus Muscular



Pesquisa mostra contribuição do colágeno no ganho de massa magra quando a suplementação é associada a um treino de resistência.


O colágeno é uma das proteínas mais importantes das células do corpo humano. Componente natural, produzido pelo nosso próprio organismo, mantém a pele macia, os ossos e articulações saudáveis, o cabelo brilhante e as unhas fortes. Mas não é só isso: novas pesquisas apontam para sua eficácia no aperfeiçoamento e manutenção do tônus muscular.

Um dos estudos mais recentes foi encomendado pela marca Gelita, que produz  o Peptiplus, solução proteica com peptídeos bioativos de colágeno, voltada para o rendimento de altetas profissionais e amadores. A pesquisa, que durou três meses, foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Freiburg, na Alemanha, contando com 60 homens voluntários. Eles foram divididos em dois grupos, um que consumia uma dose diária de 15g de Peptiplus  e, o outro, de placebo. Além disso, todos realizavam um treinamento de resistência de 1 hora de duração, 3 vezes por semana. Os resultados mostraram que a suplementação de colágeno, atrelada à prática de atividades físicas moderadas, contribui significativamente para o aumento da massa magra e a consequente diminuição da gordura corporal.

“Todos os participantes do estudo tiveram um incremento de sua massa corporal e da força muscular, além de perderem gordura. No entanto, aqueles que receberam o Peptiplus apresentaram um ganho de massa magra 50% maior do que aqueles que receberam o placebo”, explica Denise Reis, gerente de P&D da Gelita do Brasil. “Esse suplemento é uma fonte proteica e fornece ao organismo as unidades construtoras (building blocks) para a síntese de proteínas no músculo. Além de colágeno, também é rico em outros aminoácidos essenciais, como prolina e glicina. O principal efeito positivo identificado na pesquisa é que o ganho de massa ocorreu com a ingestão de apenas 15 g/dia do Peptiplus, muito inferior à dosagem normalmente utilizada para ganho de massa com outras proteínas, que é em torno de 40 g/dia. Portanto, acreditamos que os peptídeos de colágeno podem desempenhar papel significativo na manutenção do tônus muscular”, defende.


O aumento da massa magra contribui para o desenvolvimento de uma estrutura corporal mais forte e tonificada, levando a benefícios como o aumento da força muscular, melhora do desempenho esportivo, aceleração do metabolismo, mais mobilidade e equilíbrio, prevenção de doenças cardiovasculares e proteção de ossos e articulações. Com o avanço da idade, a massa magra do corpo começa a diminuir naturalmente, assim como a produção de colágeno, tornando a suplementação muito mais relevante.

Fonte: Sua Corrida

Nenhum comentário: