sábado, 13 de abril de 2013

Dica Para Os Corredores De Plantão !!!


Consumir Doce Não Está Proibido

Opções saudáveis ajudam o corredor a escolher a sobremesa após as refeições. Veja as receitas

 
Desde que se façam boas escolhas, sobremesa pode continuar no cardápio- Fotos: Bruno Carvalho

Alguns estudos relacionam a vontade de devorar guloseimas com fatores genéticos ou históricos da juventude, estando diretamente ligada ao lado emocional. Tem lógica, já que seu consumo aumenta a produção de endorfinas, de dopamina e de serotonina — esta última responsável pelo bom humor e o bem-estar. “Esse impulso costuma surgir no fim da tarde, quando caem os níveis da serotonina”, explica a nutricionista Paula de Crook, da PB Consultoria Nutricional.
Para controlar essa vontade, o ideal é equilibrar as proteínas e carboidratos de seu prato em todas refeições do dia. “A proteína fornece o triptofano, que estimula a serotonina e ajuda na formação de tirosina — aminoácido que pode atuar no bom humor”, explica Paula. “Já o carboidrato eleva os níveis de insulina, aumentando o transporte de triptofano do sistema digestivo para o cérebro”. Procure ainda minimizar o tempo de jejum com cinco ou seis refeições diárias. Isso pode evitar ataques de compulsão, especialmente por “besteiras”.

Combinações inteligentes
Se é preciso evitar a compulsão, consumir doces não está proibido, desde que se façam boas escolhas. Frutas com castanhas ou secas, por exemplo, são boas pedidas. 
Consuma também fibras e gorduras boas, que diminuem a velocidade da absorção do açúcar e liberam a glicose aos poucos no sangue, controlando a vontade por guloseimas. Opte ainda por frutas cozidas ou assadas com canela - mas sem adição de açúcar. Prefira substitutos como mel orgânico, melado, tâmaras, concentrados de frutas, uvas-passas e stevia.
E fique atento: deficiências de vitamina B e de cromo, por exemplo, podem ser o motivo da sua compulsão. “Muito doce pode causar falta desses nutrientes, pois eles são utilizados para  metabolizar o açúcar”, alerta a nutricionista esportiva Priscila Di Ciero. Assim, ao perceber essas disfunções, procure um nutricionista para corrigir o problema.
Confira algumas receitas
BANANA E LARANJA CARAMELADAS COM GENGIBRE
Ingredientes
2 bananas prata
½ colher (sopa) de gengibre
½ colher (sopa) de adoçante (sucralose)
¼ de xícara (chá) de água
1 laranja pera (gomos)
½ colher (sobremesa) de canela em pó
Modo de preparo
Descasque as bananas e corte-as no sentido do comprimento. Descasque o gengibre e pique em pequenos pedaços. Coloque o adoçante, o gengibre e a água em uma frigideira grande e leve ao fogo baixo até ferver. Distribua as bananas e os gomos da laranja na frigideira e cozinhe por mais 5 minutos, ou até que todo o líquido evapore. Retire as bananas e as laranjas da frigideira e coloque num recipiente. Polvilhe canela e sirva a seguir.
Rendimento: 2 porções
Valor nutricional (por porção)
Valor calórico: 87,7 kcal
Proteínas: 1,5 g
Carboidratos: 21,7 g
Gorduras: 0,3 g
CREME PROTEICO DE ABACATE
Ingredientes
300 g de abacate
água até dar a
textura de creme
2 scoops (30 g cada)
de whey protein
Modo de preparo
Bata o abacate no mixer (ou liquidificador) e vá acrescentando água até incorporar. Acrescente o whey protein e bata mais um pouco até conseguir a textura de creme. (Dica: você pode fazer na noite anterior e colocar as porções para congelar em recipientes apropriados. Se for consumir imediatamente, recomenda-se bater o abacate e a água já gelados.)
Rendimento: 2 porções
Valor nutricional (por porção)
Valor calórico: 384 kcal
Proteínas: 27,4 g
Carboidratos: 13,4 g
Gorduras: 27,7 g

Fonte: Revista 02 Por Minuto

Nenhum comentário: